L veio de um orfanato para super-dotados, que Watari (que se apresenta como ajudante de L) construiu usando a riqueza oriunda de invenções. Ele nunca mostra o rosto para o mundo, uma vez que representam a si próprio com uma letra L. Seu nome, rosto e localização são desconhecidos de todos, exceto por Watari, seu assistente, único que tem contato com L. Seu nome real é L Lawliet, e não aparece em nenhum momento durante a série.
L já trabalhou em muitos casos ao redor do mundo, e em pelo menos um deles trabalhou com Naomi MisoraRay Penber. Quando o caso Kira surge a falta de explicações chama a atenção de L, que se oferece para assumir o caso. (Ex-agente do FBI), que era noiva de
Após a reunião da equipe de investigação Kira, ele pede à task force que se refiram a ele como Ryuuzaki por discrição. A equipe de investigação Kira nunca descobre o seu verdadeiro nome.
A investigação
Para começar a investigação L usou um prisioneiro condenado à morte, chamado Lind L. Taylor, para aparecer na televisão dizendo ser L e desafiando Kira a matá-lo. Kira confiante de si mesmo o faz, e assim cai na armadilha de L, pois a transmissão ao vivo só estava passando em Kanto, conseguindo assim delimitar a localização e um dos horários em que Kira tinha acesso a televisão. Além disso, L também deduz que Kira precisa de um nome e um rosto para matar, já que Kira não consegue matar L.
Analisando o horário das mortes, L descobre que Kira é um estudante. Vendo que isso muda de repente, L percebe que o horário da morte pode ser controlado, e por algumas ações estranhas dos prisioneiros, também vê que Kira pode controlar suas vítimas antes de matá-los.
Pela mudança repentina de horário logo quando a polícia suspeitava que Kira era estudante, L chega a conclusão que Kira tem acesso aos dados confidenciais da polícia, logo, deveria ser um dos policiais ou alguém próximo a eles, e decide com isso investigar os policiais.
L suspeita que Light Yagami é Kira, mas não pode provar, e assim usa seu último recurso: revela-se a Light, se apresentando com um nome de uma celebridade, e assim caso Light fosse Kira e tentasse matá-lo na hora de escrever o nome ele pensaria na outra pessoa e acabaria matando o homem errado. L assim fica seguro de que Raito não vai matá-lo e ao mesmo tempo consegue se aproximar dele para observar suas ações.
L convida Light para ajudá-los na investigação contra o Kira. Deste jeito, prosseguiria a investigação e ainda teria o Light sob sua vigilância.
Quando viu a fita que Kira enviou à Sakura TV, logo concluiu que não se tratava do mesmo Kira, mas de um segundo Kira. Descobriu isso ao perceber que apenas bandidos de baixo nível que nem foram anunciados em televisão (mas em revistas para mulheres) foram mortos e que este Kira matava apenas olhando a vítima sem precisar saber previamente seu nome.
Mesmo depois de Light ser encarcerado sob acusação de ser Kira, L não conseguiu muitas informações (porque Light abdicou a posse do Death Note sem L saber). Mandou o pai de Light, Soichiro Yagami, representar uma cena onde poria a vida de Light em risco, assim, se Light fosse Kira, mataria até mesmo seu pai para salvar sua vida.
L se prende a Light com uma algema. Com isso, o mesmo poderia observar sua rotina, sem tirar o olho dele.
Não conseguindo convencer o Light a seguir seus planos, resolve conversar com Misa (muito mais fácil de persuadir) para fazê-la ficar interessada. No final, deixa a conversão de planos do Light por conta da Misa, que é muito persistente.
Após passar a achar que Raito não podia ser Kira, passou a confiar nele. De inesperado, Raito acabou recuperando os poderes de Kira e usou o shinigami Remu para matar L, tendo um ataque cardíaco, L cai no chão, e vê Raito sorrindo sarcásticamente, tendo sua última descoberta, de que Raito de fato era Kira.